Alimentos Congelados

Alimentos Congelados

O tempo em que as pessoas passam na cozinha vem diminuindo drasticamentee um dos motivos é a falta de tempo destinado a tarefas domesticas. É notório o crescimento do consumo de alimentos congelados. A facilidade no preparo e o tempo, são escolhas na hora de optar por esse estilo de alimentação. 

O vilão da falta de tempo  

Atualmente com a facilidade de informações disponível e acessível a população, os consumidores estão mais atentos dos malefícios a saúde causados por alimentos industrializados, mas continuam adquirindo os produtos nas gôndolas devido a falta de tempo e a facilidade no preparo.  

A opção de alimentos congelados saudáveis de qualidade não é encontrado tão facilmente nos mercados o que é um fator preocupante a saúde dos consumidores que tem como habito optar por produtos de fácil preparo.  

Mudança no consumo 

A alimentação nos próximos anos prevê grandes mudanças com o envelhecimento populacional, preocupações com qualidade de vida e o do poder de consumo das classes menores que tende aumentar, essas questões reforçam a presença de alimentos mais saudáveis na mesa dos brasileiros, que com a inserção de novas tecnologias é possível ter alimentos congelados sem abrir mão da qualidade do produtos. 

Alimentos congelados

Menor tempo na cozinha  

A inserção da mulher no mercado de trabalho e a escassez de mão de obra para trabalhos domésticos fez com que ocorresse uma mudança na alimentação pela população brasileira que alavancou a partir da década de 90, notadamente o aumento de alimentos industrializados especialmente na forma congelada.

A opção de alimentos congelados facilita o preparo das refeições e é um aliado das pessoas que possuem pouco tempo dedicados a alimentação. Entre os anos de 1971 e 2013 o tempo em que uma pessoa passa na cozinha diminuiu 75%, passou de 2 horas para 15 min.  

Oportunidade de negócios 

O crescente interesse dos consumidores por optar por alimentos de fácil preparo e conveniência aquece o mercado global dos congelados. A importância da alimentação saudável aliados com novos produtos e embalagens reforça o crescimento de produtos congelados saudáveis. Nesse caso a inserção de novas tecnologias nas indústrias que possibilita conservar valores nutricionais tanto de hortaliças e frutas por períodos maiores. Dessa forma pode-se optar por praticidade sem abrir mão da alimentação saudável

Esse atual crescimento e boas perspectivas para os próximos anos já acendem o sinal de alerta para as pequenas e  grandes industrias alimentícias brasileiras, que enxergam como uma oportunidade de vendas produtos que atendam as novas necessidades dos consumidores, tendo como parâmetros a praticidade sem abrir mão da saudabilidade.

Atualmente o consumidor está mais atento aos rótulos dos alimentos, quer saber todos os ingredientes que compões aquele produto e informações da origem, de onde ele é produzido e como foi produzido. Toda essa necessidade do consumidor deve ser vista como uma oportunidade para novos negócios, pois os novos modelos de consumo já estão batendo na porta.

Consumo de alimentos congelados  

No Brasil a população tem demandado por uma alimentação mais saudável, denotando o crescimento do setor. Esse crescimento é um fator espelhado pela mudança dos hábitos alimentares da população nacional. Assim, tem a necessidade de investir em tecnologias de congelamento e refrigeração. Outro ponto que chama a atenção no Brasil é o desperdício dos alimentos, que em alguns produtos atinge 40% da perda.  

O consumo de alimentos congelados é localizado nos grandes centros urbanos, onde a classe social mais altas demanda 80% do consumido. É notório a busca por alimentos congelados devido a grande expansão do setor, que evolui pela possibilidade de conservar hábitos alimentares saudáveis mesmo com a diminuição do tempo voltada para alimentação.   

Outro fator é o crescimento da escolha por alimentos congelados é devido ao crescimento das pessoas morando sozinha que aumenta 6% ao ano. Esse grupo representa 40% do crescimento dos produtos prontos devido a praticidade e a opção por porções menores o que satisfaz a necessidade.  

Posts relacionados

2 comentários em “Alimentos Congelados

  1. Nerthus Group disse:

    Muito bom!

  2. Gabriela disse:

    love it <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =