In Natura

O que são Superalimentos?

 

O ser humano tem intensificado cada vez mais a procura por alimentos saudáveis, principalmente em decorrência do maior acesso à informação e de programas públicos e privados de incentivo a estilos de vida saudáveis. O aperfeiçoamento dos sistemas produtivos e logísticos têm permitido também a chegada dos mais diversos produtos alimentícios em diversos locais, de modo que produtos que antes não eram muito conhecidos, hoje são mais fáceis de serem encontrados, principalmente em grandes centros urbanos.

Alimentos sem

Exemplos de superalimentos

Tipos de superalimentos

glúten, alimentos sem lactose, produtos orgânicos ou alimentos que não sofreram modificações genéticas hoje são temas recorrentes em nosso cotidiano, divulgados cada vez mais intensamente em diferentes mídias como meios de obter uma nutrição mais saudável ou recomendados em programas de restrição alimentar. Agora… você já ouviu falar em superalimentos?

Os superalimentos também fazem parte de nosso cotidiano, mas possivelmente muitas pessoas não saibam por que eles são classificados como tal e o que eles possuem de propriedades especiais que auxiliam, e muito, no melhor funcionamento de nosso organismo, permitindo que tenhamos uma vida mais equilibrada.

Embora seja utilizado mais em termos comerciais do que sendo estabelecido em uma definição científica precisa, o termo superalimentos foi popularizado e amplamente difundido por David Wolfe (2009), que classifica os alimentos considerados saudáveis em três antigos grupos, que estão sendo redescobertos atualmente:

  1. Alimentos crus (raw plant foods): importantes alimentos utilizados em nosso dia-a-dia, incluindo a maior parte das frutas, vegetais, oleaginosas (castanhas, nozes), sementes, algas marinhas, brotos, ervas frescas e comidas fermentadas (como chucrute, por exemplo).
  2. Superalimentos (superfoods): este grupo inclui alimentos que possuem mais de dez propriedades únicas, e não apenas uma ou duas. Por exemplo, o goji berry é uma fonte de proteínas completa, possui polissacarídeos imuno-estimulantes, betaína (um aminoácido que auxilia na desintoxicação do fígado), elementos antienvelhecimento, antioxidantes, vestígios de mais de vinte minerais, e muito mais.
  3. Superervas (superherbs): incluem ervas que possuem propriedades supertônicas e adapto gênicas (promovem a homeostase, ou seja, condição de relativa estabilidade que o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo), assim como muitos outros benefícios. Por exemplo, a unha de gato, uma supererva originária do Peru, contém um inibidor da Monoamina Oxidase (MAO) que faz a pessoa se sentir mais feliz e possui propriedades que ajudam o sistema imunológico a combater vírus em geral, como gripe e herpes.

Destas três classes, os superalimento são os mais importantes. Eles compreendem um conjunto específico e incrivelmente nutricional de plantas comestíveis. São alimentos medicinais ricos em nutrientes. Consistem em uma ótima escolha para melhorar a saúde em geral, fortalecendo o sistema imunológico e elevando a produção de serotonina, neurotransmissor que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e as funções intelectuais. Quando se encontra numa baixa concentração, a serotonina pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou até mesmo depressão.

Os superalimentos  servem também para limpar e alcalinizar o corpo. Eles não somente atendem, mas superam todos os nossos requisitos de proteínas, vitaminas e minerais. São os combustíveis para um perfeito funcionamento do nosso organismo. Comer superalimentos é uma maneira de garantir que você obterá os nutrientes necessários para ser saudável todos os anos de sua vida!

Ok, mas como eu faço para encontrar superalimentos aqui no Brasil? Você poderá ficar surpreso com o que será descrito a seguir, mas com a rica biodiversidade que temos em nosso país, a maior parte dos superalimentos poderão ser encontrados facilmente e em abundância nas diversas regiões, de Norte a Sul.

Segue uma lista com alguns dos principais campeões que podem ser encontrados no Brasil: goji berry, cacau, produtos da abelha (mel, pólen, própolis e geléia real), spirulina, coco e açaí.

Veja a seguir alguns benefícios de cada superalimento citado.

Cacau

Fruto do cacaueiro, árvore originária da Bacia do rio Amazonas, na América do Sul, usado como matéria-prima para a fabricação do chocolate. O cacau é maior fonte natural de antioxidantes que existe! Benefícios comprovados: melhora o humor, previne a trombose, combate o colesterol alto, previne a aterosclerose, previne a anemia, reduz o risco de diabetes, previne problemas como a demência e derrames, reduz a pressão, ajuda a regular o intestino e ajuda a controlar inflamações (Fonte: TUA SAÚDE).

Goji Berry

Pequeno fruto originário das montanhas do Tibete. Benefícios comprovados: ajuda a emagrecer, diminui as celulites, melhora o sistema imunológico, melhora a visão, protege a pele, possui ação anticancerígena, previne doenças cardiovasculares, protege o cérebro, proporciona bem-estar e possui ação antioxidante (Fonte).

Produtos da abelha

Além de sua fundamental importância para sustentar a vida no planeta Terra, as abelhas também produzem diferentes tipos de superalimentos. As abelhas são os maiores agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela perpetuação de milhares de espécies de vegetais, mantendo o equilíbrio entre os ecossistemas.

Aproximadamente dois terços dos alimentos que ingerimos são produzidos com a ajuda da polinização das abelhas (PETER CHEMICAL). Estes pequenos insetos voadores produzem mel, própolis, pólen e geleia real. O mel, em sua forma orgânica/selvagem, é rico em minerais, antioxidantes, probióticos e enzimas.

É um alimento que fornece uma forma de açúcar (energia) extremamente digerível pelo organismo. O pólen de abelha é o superalimento mais completo encontrado na natureza. Contém vitamina B9 e todos os vinte aminoácidos essenciais; é saboroso e uma fonte completa de proteínas.

Própolis é uma substância formada por ceras e resinas que protege a colmeia contra a proliferação de micróbios e vírus; sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção — e, em alguns casos, na cura — de diversas doenças. Já a geleia real é a substância que as abelhas operárias produzem para alimentar a abelha rainha durante toda a sua vida; é considerada um superalimento porque apresenta de maneira muito concentrada água, açúcar, proteína, gordura e uma grande variedade de vitaminas em especial A, B, C e E, além de minerais como enxofre, magnésio, ferro e zinco (Fonte).

Spirulina

É uma cianobactéria azul-verde mais conhecida como um suplemento dietético popular. Ela é cultivada comercialmente e pode ser encontrada em forma de pílula, pó e comprimidos. Seus principais benefícios são: prevenção do câncer, propriedades antioxidantes, combate a infecções, propriedades antibióticas e antimicrobianas, auxílio na saúde respiratória, estímulo do sistema imunológico, proteção do fígado, auxílio no tratamento do diabetes tipo 2, melhoria da saúde cardiovascular, proteção do cérebro e dos olhos (Fonte).

Coco

O coco pode ser considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo! Além de grande quantidade de vitaminas e minerais, possui ácidos graxos que fornecem muitos benefícios importantes para nossa saúde. Possui propriedades que fortalecem o sistema imunológico, pois é rico em ácido láurico, componente com propriedades antimicrobianas.

A água de coco, por exemplo, regula o intestino, permite a hidratação e combate à retenção de líquidos. Tanto a água quanto a polpa também são ricas em potássio, que auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial e protege a função neuromuscular (Fonte).

Açaí

O brasileiríssimo açaí é o fruto do açaizeiro, que cresce nas florestas tropicais da Amazônia. É uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e uma excelente fonte das vitaminas: Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2. O açaí também possui uma boa quantidade de Fósforo, Ferro e Cálcio.

Como benefícios, destacam-se: prevenção do câncer, diminuição do colesterol, auxilia na manutenção de um coração saudável, rico em antioxidantes, estimula o sistema imunológico, agente anti-inflamatório, previne o envelhecimento, auxilia na perda de peso, dentre outros (Fonte).

 

Além destes, vale uma menção honrosa para outros superalimentos, como: aloe vera, chia, mirtilo, castanha do Pará, maca peruana, quinoa, nozes, linhaça, gergelim, semente de abóbora e kefir.

Procure pesquisar e aprender mais sobre os superalimentos, veja receitas saborosas, inclua cada vez mais e abuse deles em sua dieta!

 

Referências:

CONQUISTETUAVIDA. Superalimento: Conheça os benefícios do coco para a saúde! 2019. Disponível em: < https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/superalimento-conheca-os-beneficios-do-coco-para-a-saude_a1882/1>. Acesso em: 07/07/2019.

MINHA VIDA. Goji berry: 9 benefícios da fruta que ajuda a emagrecer. 2019. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17403-goji-berry>. Acesso em: 07/07/2019.

PETER CHEMICAL. A importância das abelhas para a vida no planeta Terra. 2019. Disponível em: < https://www.peterchemical.com.br/wordpress/importancia-das-abelhas/>. Acesso em: 07/07/2019.

SAUDEDICA. Os 11 Benefícios da Spirulina Para Saúde. 2019a. Disponível em: < https://www.saudedica.com.br/os-11-beneficios-da-spirulina-para-saude/>. Acesso em: 07/07/2019.

SAUDEDICA. Os 8 Benefícios do Açaí Para Saúde. 2019b. Disponível em: < https://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-do-acai-para-saude/>. Acesso em: 07/07/2019.

TUA SAÚDE. Principais benefícios do Cacau para a saúde. 2019a. Disponível em:

< https://www.tuasaude.com/cacau/>. Acesso em: 07/07/2019.

TUA SAÚDE. Para que serve e como usar a Geleia real. 2019b. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/geleia-real/>. Acesso em: 07/07/2019.

WOLFE, D. Superfoods: The Food and Medicine of the Future. 1st ed. North Atlantic Books. Berkeley, 2009.

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 3 =