Os rótulos vão mudar! Como a Raeasy pode te ajudar com isso ainda em 2022?
Sumário
Como o sistema de rotulagem de produtos surgiu?
Mais ou menos, um século depois da Revolução Industrial, começaram a surgir os primeiros rótulos. Esses tinham a função de diferenciar os produtos. Existiam muitos produtos iguais no mercado e os comerciantes procuravam um meio de distinguir seus produtos dos produtos dos seus concorrentes.
Com rótulos e etiquetas, os consumidores, além de saberem de quem estavam comprando, também poderiam saber o que estavam comprando. Com o sistema de rotulagem de produtos ficou mais fácil saber o que você está consumindo.
Tá, mas o que os rótulos tem a ver com a minha vida?
Você já comprou algum produto que não possui rótulo e cuja a procedência você não conhece? Bom, você pode até ter comprado algum produto assim, mas isso é bem mais difícil de acontecer nos dias de hoje.
Mesmo que os clientes e consumidores não vejam todas as informações disponíveis em cada embalagem que adquirem, ainda assim o rótulo tem um grande peso na decisão entre comprar ou não algum produto.
Se você ainda não confere os rótulos dos produtos que você compra, você deveria começar a fazer isso. Nos rótulos constam informações importantes sobre o produto, que geralmente passam despercebidos. Informações como os ingredientes, também a quantidade de açúcar e sódio que cada artigo possui. Essas informações são importantes para todas as pessoas preocupadas com sua qualidade de vida.
Mudanças irão acontecer:
Como dito acima, muitos rótulos de alimentos acabam passando despercebidos pelos olhos dos consumidores. Por isso, em outubro de 2022, entra em vigor um novo padrão de rotulágem. Esse padrão já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilânicia Sanitária) em 2020.
Com essa mudança, as etiquetas das embalagens de alimentos deveráo conter um selo frontal, onde constarão informações sobre o alto teor de açúcar, gordura e sódio. Essas mudanças afetarão principalmente os produtos processados e ultraprocessados.
Com essa medida, a Anvisa pretende conscientizar os brasileiros dos produtos consumidos. Tendo o conhecimento de que os produtos que consome possuem ingredientes que fazem mal a saúde, o consumidor pode se conscientizar, e mudar sua alimentação e por consequência sua qualidade de vida.
Neses link, você pode conferir toda a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Qual a diferença de produto processado, in natura e ultraprocessado?
Encontramos diversos alimentos em diversos estados de processamento. Desde uma banana direto do pé até um pacote de salgadinho que passou por um grande processo até estar na sua mão. A diferença entre esses produtos é a quantidade de processos e procedimentos que o salgadinho passou até chegar em você. Um alimento in natura não passa por nenhum processo, enquanto um produto ultraprocessado, passa por muitos processos, e isso faz toda a diferença ao apontar quais produtos são saudáveis ou não.
Confira abaixo as categorias de alimentos e suas caracteristicas:
Produtos In Natura
Alimentos In natura são aqueles que não passam por nenhum processo até chegar nas mãos dos clientes. Como exemplo disso temos as hortaliças, as verduras e legumes entregues por agricultores familiares.
Na Raeasy, valorizamos muito os alimentos in natura, pois acreditamos que eles podem trazer uma maior qualidade de vida para aqueles que os consomem.
Produto minimamente processado:
Aqui entram todos aqueles produtos que passam por processos de secagem, fermentação, moagem e ensacamento, mas que não tem nenhum outro ingrediente acrescentado em sua embalagem. Como o feijão, arroz, café e entre outros alimentos que se encaixam nessa categoria.
Produto Processado:
Nessa etapa, os produtos ainda não passam por muitos processos, porém, tem outros ingredientes acrescentados a sua fórmula, como conservantes, que prolongam o tempo de conservação do produto em sua casa. Entram nessa linha, os produtos enlatados, como a sardinha, também frutas em calda e os diversos tipos de pães.
Produtos Ultraprocessados:
Os alimentos ultraprocessados passam por diversos processos dentro de uma indústria, modificando sua característica inicial muitas vezes. Além de serem acrescentados vários ingredientes, ainda são incluídos aditivos no processo. Esses processos diminuem o aspecto saudável do alimento. Entram nessa categoria, alimentos como macarrão instantâneo, sorvete cremoso, biscoito recheado, entre outros.
Produtos Artesanais:
Esses produtos, podem passar por alguns processos, assim como os alimentos minimamente processados, descritos acima, porém os alimentos produzidos artesanalmente, geralmente não possuem o acréscimo de aditivos e conservantes, preservando o aspecto natural e saudável do produto. A Raeasy possui uma categoria de produtos artesanais, e você pode conferir esses produtos neste link.
Se você tem dúvidas sobre os alimentos que você compra, procure transparência!
“Respeito, responsabilidade e transparência entre os atores”
A Raeasy acredita na transparência e por isso todas as informações necessárias estarão disponíveis em nosso site. E ainda, se você não encontrar alguma informação que procura, você tem toda liberdade de entrar em contato conosco.
Acreditamos em um mundo melhor, alcançado através da agricultura familiar, do produtor rural e pequeno empresário e de uma alimentação saudável e natural.
Estamos juntos nessa!
E lembre, mesmo que os rótulos mudem, a Raeasy nunca mudará!
É FÁCIL COMER BEM!
Nos sigam nas redes sociais: Instagram e Facebook
Acesse a loja: raeasy.com.br
Deixe um comentário