Própolis e 3 motivos para você consumir ele em 2023

Própolis e 3 motivos para você consumir ele em 2023

Propolis e 3 motivos para voce consumir ele em 2023 2 scaled e1674763337385

Sumário

A importância das abelhas para o ser humano

Própolis é um produto elaborado pelas abelhas, disso você já sabia, não é mesmo? Mas vamos começar pelo começo, pelas abelhas:

Em tempos de mudanças climáticas, já ouvimos muitas vezes o quanto as abelhas são importantes para o ecossistema e que sem elas a produção de alimentos seria totalmente prejudicada. Bom, se você ainda não ouviu isso, ou você mora em uma caverna ou não acompanha as discussões em torno do aquecimento global e das mudanças que estão ocorrendo no mundo por conta do ser humano.

3 motivos para você consumir Própolis em 2023. Palavras Chaves: Raeasy, mel, abelha, própolis. Descrição da Imagem: Uma abelha entrando dentro de uma colmeia, a abelha encontra-se com metade do corpo para fora de um alveolo da colmeia.
Um inseto tão pequeno em tamanho, mas tão grande em importância.

Bom, vamos começar do começo. As abelhas são pequenos (na maioria dos casos) insetos voadores que são mundialmente conhecidos pelo seu importante papel na polinização de plantas. Elas pertecem à ordel Hymenoptera, da superfamília Apoideia, do subgrupo Anthophila e são parentes das vespas e das formigas (essa nem eu sabia).

Segundo o Embrapa “A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie.” 

Tá, mas e por que a polinização é tão importante assim?

A polinização é a forma como as plantas se reproduzem. Ela pode ocorrer por fatores biológicos, com a ajuda de seres vivos, como no caso das abelhas. Mas elas também ocorrem por fatores ambientais, como ventos ou através da água.

O que você precisa saber disso tudo é que a polinização é responsável pela fertilização das plantas, e através da fertilização surgem as sementes, os frutos e por tanto nossos alimentos.

3 motivos para você consumir Própolis em 2023. Palavras Chaves: Raeasy, mel, abelha, própolis. Descrição da Imagem: Uma abelha se aproximando de uma flor, a abelha esta voando no ar e bate suas asas, que estão desfoacadas por causa do movimento. O Fofo está na abelha.
Você já deve ter visto uma abelha assim em algum lugar, não é mesmo? Mas você sabe o que ela faz, indo de flor em flor?

Sem a polinização não haveria a diversidade de alimentos que nós temos a nossa disposição hoje. Estariamos condenados a viver uma vida sem frutas e legumes, por exemplo. Já imaginou que catastrofe seria?

Por isso, hoje em dia, há um grande debate em torno do assunto abelhas, e o que a gente precisa fazer para garantir a sobrevivência desse inseto tão importante para existência humana.

E além de polinizar, o que mais a abelha faz?

Bom, a abelha é um inseto com muitas funções. Ela produz mel, que é bem conhecido e você já deve ter provado esse alimento dourado, cheio de propriedades maravilhosas, não é mesmo. Mas além do conhecido mel, as abelhas podem produzir outros produtos dentro de uma colmeia. Como por exemplo:

  • Geleia real;
  • Cera;
  • Apitoxina;
  • Pólen e
  • Própolis.

São muitos os produtos que a abelha produz, mas nesse post falaremos somente do própolis e de suas propriedades há muito tempo estudadas.

O que é a Própolis? Por que ela faz bem para a saúde humana?

Que a própolis é produzido pelas abelhas, você já sabia, mas você sabe o que é essa substância e como ela é feita?

3 motivos para você consumir Própolis em 2023. Palavras Chaves: Raeasy, mel, abelha, própolis. Descrição da Imagem: Mão segurando um pedaço de resina de própolis, esse pedaço aparenta ser um pedaço de madeira da cor escura e tem um aspecto de cera. Ao fundo existem árvores da região.
Pedaço de própolis, obtido de uma colmeia da sócia proprietária, Deise.

A própolis é produzida na colmeia, as abelhas misturam resinas vegetais e fragmentos de brotos das plantas com uma secreção cerosa que elas produzem.

Em outras palavras, a própolis é um produto natural elaborado
pelas abelhas a partir de partes e resinas de plantas. (Site da Agricultura de Minas Gerais.)

As propriedades da própolis são estudadas há muito tempo, muitos especialistas, sacerdotes, médicos estudam essa substância e o poder que ela possui.

A própolis serve como proteção dentro da colmeia, ela é produzida pelas abelhas como escudo para barrar doenças e possíveis invasores. Além de servir de proteção para a colmeia, ela também é um poderoso aliado do ser humano.

Algumas propriedades da própolis já foram estudadas e comprovadas, como por exemplo o grande poder antifúngico e antimicrobiano. Ele também é conhecido por ser um antiviral.

A própolis pode ser utilizada no combate a infecções e ela ainda pode ajudar na cicatrização de feridas. Ainda funciona como aliado ao ajudar a aliviar sintomas de doenças respirátorias, como dor de garganta, tosse e afins.

Enfim, a propólis tem muitos benefícios e você deveria ter um vidrinho desse líquido poderoso em sua casa também.

Tá, mas onde eu encontro Própolis?

A própolis pode ser encotrada em lojas de produtos naturais, também em farmácias e até mesmo direto do produtor rural. Esse é o nosso caso, nossa sócia fundadora Deise, possui colmeias dentro da sua propriedade e a partir destas, ela consegue fazer a coleta da cera do própolis e então transforma-lá em extrato de própolis que pode ser utilizado das mais diversas maneiras.

Ainda não possuímos um fornecedor/parceiro que venda própolis na Raeasy, mas estamos em busca, para trazer os benefícios dele para vocês também.

Por enquanto, temos parceiros que fazem a venda de mel e de pólen, que também fazem bem para a nossa saúde.

A Casa SaBio possui dois produtos nessa área, o Mel orgânico tradicional e o Mel orgânico da Bracatinga, ambos com certificado de produto orgânico.

A Vila do Mel também possui produtos feitos pelas abelhas em nosso site, como potes de mel, em versões de 1 kg e 500 gr, as bisnagas de mel também fazem parte de seu portifólio, no tamanho de 250 gr e 500 gr. Além do mel, a Vila do Mel ainda comercializa Polén, que também tem vários benefícios para a nossa saúde, mas isso é assunto para um próximo post.

 

logo RAEASY 02 para blog

É FÁCIL COMER BEM! 

Nos sigam nas redes sociais: Instagram e Facebook 

Acesse a loja: raeasy.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.