Alimentos orgânicos 10!

Alimentos orgânicos 10!

Alimentos organicos 10 2 scaled

Sumário

O que são?

Alimentos orgânicos englobam itens alimentares naturais, livres de produtos químicos artificiais, como herbicidas, fertilizantes, antibióticos, pesticidas, e organismos geneticamente modificados.

A agricultura orgânica combina várias práticas, incluindo a aplicação de fertilizantes orgânicos, sementes e espécies que se adaptam com o local, controle biológico de pragas e o uso árvores fixadoras de nitrogênio, leguminosas, ou com outras culturas que colaboram com o solo.

A cultura orgânica compreende a reciclagem dos resíduos oriundos do sistema como um todo, diminuindo a utilização de recursos não-renováveis. Também visa regionalizar a economia, incentivando a integração entre a cadeia de produção e de consumo destes produtos.

É crescente o interesse dos consumidores em relação à produção local, bem como de alimentos orgânicos durante as últimas décadas. A demanda por mais transparência na produção de alimentos cresceu devido a cadeias de alimentos cada vez mais complexas e globalizadas, além de notícias sobre escândalos alimentares em todo o mundo.

Um estudo realizado na Alemanha, evidencia as atitudes dos consumidores em relação a alimentos orgânicos e alimentos produzidos localmente, seu comportamento de compra de alimentos e suas características pessoais. O estudo mostrou que os consumidores (adeptos ou não aos alimentos orgânicos) valorizam os alimentos produzidos localmente.

Certificação e relação produtor-consumidor

No Brasil, o Art. 3º da Lei Federal nº 10.831 (BRASIL, 2003) dispõe sobre a certificação exigida para os produtos orgânicos, onde os mesmos devem ser certificados por organismos reconhecidos, conforme a regulamentação estipulada.

A certificação pode ser dispensada no caso de venda direta ao consumidor, uma vez que o acesso seja liberado ao local de processamento e/ou produção dos alimentos orgânicos (propriedade aberta a visitação).

Estudos revelaram que a falta de confiança no sistema reduz as expectativas dos consumidores sobre os benefícios da compra de alimentos orgânicos e os torna menos propensos a comprá-los. A desconfiança no sistema de controle e a autenticidade dos alimentos vendidos como orgânicos têm um impacto negativo significativo no comportamento de compra.

Confiança!

Para aumentar a confiança no curto e médio prazo deve focar principalmente no aumento da confiança baseada no conhecimento sobre os produtos, os produtores e outros parceiros envolvidos no processo de certificação e controle. Juntos, a certificação e o controle confiáveis aliados à comunicação eficaz, são as chaves mais importantes para aumentar a confiança do consumidor em relação aos produtos de origem orgânica.

Segundo o CIQ (2018), no ano de 2017, 41 produtores foram certificados, pela entidade credenciada, deste total, 16 se encontram no processo de conversão, onde passam por adaptações na produção, e 25 propriedades possuem certificação definitiva.

Quando a relação entre consumidores e produtores é indireta, é indispensável a existência de certificação da produção por meio de instrumentos formais, devido à distância dos agentes e a complexidade em comprovar as características relevantes para esse tipo de produção.

Proximidade!

Para cadeias curtas de produção, onde há contato praticamente direto entre produtor e consumidor, representam a interação da dinâmica local do desenvolvimento com a agricultura familiar.

Alimentos orgânicos 10!
Plantação de hortaliças orgânicas 

As cadeias curtas agroindustriais possibilitam uma proximidade entre consumidor e produtor, existindo uma relação de confiança entre os mesmos, simplificando a percepção de seus propósitos.

Além do mais, os consumidores estão buscando experiências junto aos agricultores familiares, para ter a conexão de onde vem o alimento que todo dia está em sua mesa… Mostrar para os filhos todo o processo de plantação, crescimento, colheita e a importância dos cuidados para que o alimento orgânico tem para todo o ecossistema, levando em conta a sustentabilidade.

 

Dentro da Raeasy você pode encontrar diversos produtos orgânicos! Para saber mais, acesse: https://raeasy.com.br/categoria/organico

logo RAEASY 02 para blog

É FÁCIL COMER BEM! 

Nos sigam nas redes sociais: Instagram e Facebook 

Acesse a loja: raeasy.com.br 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.