In Natura

Agricultura Familiar: Qual Sua Importância?

Importância da Agricultura Familiar no Brasil

Segundo a ONU 80% de toda comida plantada no planeta, é produzida pela agricultura familiar. No Brasil, 70% dos produtores rurais são agricultores familiares, responsáveis pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. 👨‍🌾👩‍🌾
Na agricultura familiar, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o(a) agricultor(a) familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e, na maioria das vezes, moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor, pois muitas vezes alia a produção de subsistência a uma produção destinada ao mercado.  🌽🍉🍌🍇🍎🍊

Como a Raeasy colabora com isso?

Produção de morango da agricultura familiar

A Raeasy surgiu para solucionar uma dor encontrada nas famílias dos fundadores… A desvalorização e insegurança presente na agricultura familiar é algo que é desumano. O produtor nunca sabe como o mercado irá se comportar, desde a plantação até o momento da colheita, ou desde o nascimento do animal até o crescimento.

 

Muitas vezes o agricultor “se obriga” a produzir com um ganho extremamente baixo para garantir que sua produção tenha um destino garantido no momento da venda. A Raeasy busca aproximar o produtor e o consumidor final, fazendo com que o produtor agregue valor a sua produção, e o consumidor tenha acesso ao produto diretamente da produção, sem que o alimento passe por diversos lugares até chegar na mesa!

A Raeasy também incentiva a criação de produtos prontos para o consumo, que gere mais praticidade e comodidade para o consumidor, fazendo com que agregue mais valor tanto para o consumidor quanto para o produtor. Além disso, buscamos orientar que os produtores criem embalagens diferenciadas, com tabela de informações nutricionais, de acordo com as normas e leis vigentes.

 

Selo – SENAF

Os produtos produzidos pelos(as) agricultores(as) têm direito de obter o Selo Nacional da Agricultura Familiar – SENAF, e ficam visíveis na “Vitrine da Agricultura Familiar”  (http://vitrine.mda.gov.br/)🌱♻.

Selo da Agricultura Familiar - SENAF

Selo da Agricultura Familiar – SENAF

O cadastro pode ser realizado por agricultores familiares independentes, que possuam DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), cooperativas e associações que possuam DAP Jurídica, ou empresas que compram insumos de agricultores familiares.

A Raeasy incentiva e auxilia os agricultores a obter o selo da Agricultura Familiar. O primeiro caso de sucesso é da Cooperativa Sabores de Campo Alegre (Ver loja). Após o cadastramento e aprovação dos produtos, é permitido o uso do selo em rótulos e embalagens, visando agregar valor ao produto!!!

Essa iniciativa incentiva a produção de produtos com valor agregado oriundos da agricultura familiar de todas as regiões do país, e dá credibilidade e confiança para os consumidores.

CASO QUEIRA SABER COMO OBTER O SELO DA AGRICULTURA FAMILIAR, FALE CONOSCO!

 

O nosso propósito é fazer com que todos os envolvidos saiam ganhando… Produtores e Consumidores. É assim que enxergamos uma empresa saudável, e que pode fazer diferença no mundo!

 

Estamos em fase de crescimento, e ampliando o número de agricultores familiares e cooperativas disponíveis no nosso site, onde já é possível encontrar cestas de produtos in natura em algumas cidades, e produtos embalados que podem ser enviados para todo o Brasil, como: geleias artesanais, temperos, mel, kombucha, sucos, biscoitos, erva mate para chimarrão, café em grão ou moído, óleo de semente de uva, entre outro produtos.

 

Caso conheça alguma iniciativa que incentive a agricultura familiar ou conheça algum agricultor familiar, compartilhe esse post. Podemos ajudar a fazer os produtos chegarem a mais pessoas e gerar mais valor!

Juntos podemos fortalecer esse movimento e trazer mais segurança alimentar e nutricional para nossas casas, de forma simples e prática!

 

Acesse nosso site e confira os produtos disponíveis: Clique Aqui

Siga-nos nas redes sociais: InstagramFacebook

É FÁCIL

COMER

BEM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 4 =