Raeasy é a juventude rural inovadora da América Latina e Caribe de 2021

Raeasy é a juventude rural inovadora da América Latina e Caribe de 2021

Sumário

Um panorama do mundo 

Com a possibilidade de alimentar 9 bilhões de pessoas em 2050, precisamos de inovações, pesquisas e principalmente pessoas engajadas na área da agricultura. Devido o aumento do número de habitantes, necessitamos colocar nossos esforços em favor disso, porque esse aumento, aliado com as crises climáticas e as oscilações dos preços dos alimentos podem colocar milhões de pessoas na extrema pobreza, e por consequência levar elas à fome, até 2030. 

Essa informação é alarmante, visto que já estamos em 2022, e faltam menos de 8 anos para que essa estimativa se conclua. Por isso, temos que juntar esforços e partir para a luta. A Raeasy já sabe seu papel em busca de reverter esse quadro, se você ainda não sabe o seu, acompanhe esse texto até o final. 

Raeasy é a juventude rural inovadora da América Latina e Caribe de 2021 . Palavras-chave: Juventude inovadora, raeasy, é fácilcomer bem, apoie um produtor rural, agricultura familiar. Descrição da imagem: uma horar com pés de alface, repolho e cebolinha.
A Raeasy sabe que a Agricultura é o caminho para alimentar as pessoas e também para dar novas perspectivas à essas pessoas através de uma atividade que lhes garanta alguma renda.

Três quartos das pessoas mais pobres do mundo vivem em áreas rurais dos países em desenvolvimento. A maioria depende da agricultura para viver. (site do Prêmio a la Inovaccion Rural Juvenil)

FIDA e o Prêmio à Inovação Rural Juvenil? 

O Prêmio a la Inovacción Rural Juvenil é uma iniciativa do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) das Nações Unidas, co-financiado pelo do Mecanismo de cooperação Sul-Sul e cooperação triangular entre a China e o FIDA. 

Raeasy é a juventude rural inovadora da América Latina e Caribe de 2021 . Palavras-chave: Juventude inovadora, raeasy, é fácilcomer bem, apoie um produtor rural, agricultura familiar. Descrição da imagem: Logo da FIDA, fundo internacional de desenvolvimento Agricola.
Assim como o Fida, a Raeasy também tem o desejo de investir nas populações rurais, trazendo à tona o que de melhor elas podem nos oferecer.

Desde sua criação em 1977, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) se concentra na redução da pobreza rural, trabalhando com populações rurais pobres nos países em desenvolvimento para eliminar a pobreza, a fome e a desnutrição; no aumento de sua produtividade e renda e na melhoria de sua qualidade de vida.

O fundo do FIDA tem o objetivo de aumentar o volume de intercâmbios “estimulando a inovação e promovendo investimentos em áreas rurais e na população rural.” Sendo uma instituição financeira internacional com sua sede em Roma, o FIDA já destinou 18,5 bilhões de dólares em doações e empréstimos para projetos que favorecem cerca de 464 milhões de pessoas no mundo todo. 

Sabendo que até 2050, ultrapassaremos a marca de 9 bilhões de pessoas no mundo, como foi afirmado anteriormente, a competição por recursos será acirrada, e as desigualdades aumentarão ainda mais. Ciente dessa informação, o FIDA tem o objetivo de trabalhar em locais onde a taxa de pobreza e de fome são maiores. 

Raeasy é a juventude rural inovadora da América Latina e Caribe de 2021 . Palavras-chave: Juventude inovadora, raeasy, é fácilcomer bem, apoie um produtor rural, agricultura familiar. Descrição da imagem: Painel de monitoramento do site do fida, contam informações sobre os projetos e famílias que o FIDA acompanha.
O FIDA acompanha muitos projetos no Brasil e no Mundo e presta assistência à esses projetos, atingindo também as famílias e pessoas envolvidas nestes.

O FIDA está ciente de que a agricultura é a solução para boa parte de nossos problemas com relação a fome e pobreza, por isso eles desenvolvem “uma abordagem lucrativa, centrada nas pessoas e orientada a parcerias que oferece resultados”. Através dessa abordagem eles auxiliam o crescimento de muitos mercados e serviços da agricultura. 

A agricultura em pequena escala é essencial para o nosso modelo de desenvolvimento, que conecta agricultores e homens e mulheres pobres rurais com mercados e serviços, para que possam crescer e ganhar mais.

Por que participar desta premiação? 

Você já sabe que a Raeasy nasceu do sonho de conectar as pessoas, através da democratização do acesso à uma alimentação saudável e a informações de qualidade. A Raeasy sabe que o caminho para solucionar a fome e a pobreza no mundo passa pela agricultura familiar, passa pelo pequeno produtor rural, passa pelos alimentos naturais e é por isso que sempre estamos em busca de mais conhecimento e inovações que possam atingir e alcançar esses públicos e essas pessoas. 

A agricultura pode contribuir e muito para a redução dos níveis de fome e de pobreza no mundo. Segundo o site do prêmio “o crescimento do PIB gerado pela agricultura é mais eficaz na redução da pobreza do que o crescimento em qualquer outro setor.” 

Raeasy é a juventude rural inovadora da América Latina e Caribe de 2021 . Palavras-chave: Juventude inovadora, raeasy, é fácilcomer bem, apoie um produtor rural, agricultura familiar. Descrição da imagem: Imagem de um agricultor com raizes nas mãos, ao lado da imagem está um texto explicando quem é a Raeasy.
A Raeasy busca, por meio da democratização do consumo de alimentos saudáveis, inspirar as pessoas a se conectarem com sua essência.

Assim como o FIDA nosso objetivo é ajudar o produtor e a população rural escapar da pobreza e ajudar eles a crescer e assim ganhar mais, transformando através disso as áreas rurais que temos contato e também consequentemente o mundo em que vivemos e iremos viver. 

Sabendo dessa ligação, Marcos, um dos sócios da Raeasy, afirma que no ano de 2020 inscreveu a Raeasy pela primeira vez, para participar do Prêmio a la Inovaccion Juvenil Rural. Em 2020, o Prêmio contava com outras categorias que não se encaixavam tão bem com a iniciativa que a Raeasy estava trazendo e portanto não fomos selecionados para a fase final. 

Nós sabíamos da importância de uma premiação como esta acontecer, porque ela incentiva os projetos na área e também traz um reconhecimento, o que pode ser de ótimo auxilio para investimentos futuros. A Raeasy precisava fazer parte da Juventude Rural da América Latina e do Caribe, era o seu destino fazer parte desse programa. 

No ano de 2021, abriram as inscrições para a Segunda Edição do Prêmio a la Inovaccion Juvenil Rural, que tem como objetivo premiar iniciativas que de alguma forma trouxessem inovações para o campo rural e para a agricultura. Nesse ano o prêmio foi subdividido em 5 categorias, das quais a Raeasy foi selecionada para a categoria Solucciones de Conectividad (soluções de conectividade). Essa categoria faz muito sentido para a história e para os objetivos da Raeasy, então este ano estávamos confiantes com relação ao prêmio, sabíamos que se somente chegássemos a final já seria um grande avanço e traria muito reconhecimento para a Raeasy também. 

No dia 3 de março de 2021 foi dada a largada para a participação do prêmio com a divulgação dos editais e com a abertura das inscrições, essa largada foi dada através de um evento de lançamento. As equipes e empresas tinham até o dia 15 de março para se inscreverem. Do dia 15 ao dia 26 de março ocorreu a pré-qualificação das equipes e projetos inscritos. Do dia 27 de março ao dia 5 de maio foi dada as equipes selecionadas um tempo para enviarem a candidatura completa para a avaliação final. 

No período entre abril e junho de 2021 foram feita as avaliações das iniciativas para então final de junho serem divulgadas as 17 iniciativas finalistas, das quais a Raeasy era uma. No dia 8 de julho ocorreu o evento de premiação, esse evento ocorreu na Colômbia, com transmissão para os outros países participantes. Esse dia foi muito especial, porque a Raeasy foi uma das duas iniciativas selecionadas na categoria Soluções de Conectividade para ganhar o prêmio, o que nos trará muito conhecimento, informação e reconhecimento. A Raeasy ainda foi a única inciativa brasileira selecionada para ganhar o prêmio, o que nós dá ainda mais reconhecimento, por levar o nome do Brasil adiante nessa jornada. 

A Raeasy depois de ganhar o Prêmio

No começo de uma startup tudo relacionado a ela é um investimento de risco, então até não se ter a ideia abraçada por investidores, clientes e consumidores, isso acaba trazendo dúvidas e questionamentos com relação à muitas coisas e pode motivar ou desmotivar a equipe, é o que aponta Deise, uma das sócias da Raeasy, em uma conversa sobre as perspectivas futuras depois da premiação. 

Raeasy é a juventude rural inovadora da América Latina e Caribe de 2021 . Palavras-chave: Juventude inovadora, raeasy, é fácilcomer bem, apoie um produtor rural, agricultura familiar. Descrição da imagem: Um homem de barba e oculos na frente da imagem, e atrás uma mulher com o cabelo amarrado, ao lado de uma placa da Raeasy,
Raeasy sempre presente no seu dia a dia, agora através dessa premiação quer conectar mais produtores e consumidores.

Deise ainda afirma que com as premiações que a Raeasy ganhou, não é uma certeza que ela vá atingir âmbitos maiores, mas incentiva e mostra que é preciso continuar fazendo o que estamos fazendo. 

Esse reconhecimento nos dá força, porque mostra que a ideia e a proposta em si está bem amarrada e tem uma causa por trás disso.

Essa premiação e esse reconhecimento dá um novo gás para a equipe. Os sócios informam que agora é a hora de atrair mais clientes, consumidores, parceiros e possíveis investidores. Mostrar a relevância da Raeasy para essas novas pessoas que estão chegando e expor à elas nossa missão, nossos objetivos e nossos valores, para que essas pessoas também se conectem com a marca, levando a Raeasy ainda mais adiante. 

Nosso sonho é que a Raeasy esteja espalhada pelo Brasil inteiro, e estamos só no começo disso, por isso nossos esforços devem ser multiplicados e esse prêmio veio para reforçar e aumentar ainda mais nossa força e determinação. Se você também compartilha o nosso sonho, nos ajude a espalhar a Raeasy pelo Brasil, todos nós sairemos ganhando com isso. 

 

logo RAEASY 02 para blog

É FÁCIL COMER BEM! 

Nos sigam nas redes sociais: Instagram e Facebook 

Acesse a loja: raeasy.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.