Turismo Ecológico em Espaços Rurais – Conheça 2 opções em Campo Alegre

Turismo Ecológico em Espaços Rurais – Conheça 2 opções em Campo Alegre

Turismo Ecológico em Espaços Rurais - Conheça 2 opções em Campo Alegre. Palavras-chave: Turismo Ecológico, Agroturismo, Turismo Rural, Ecoturismo, Raeasy.

O texto de hoje quer trazer um tema que tem chamado atenção nos últimos tempos. Qual a relação entre o espaço rural e o turismo ecológico e como esse setor tem ganhado destaque? Como o espaço rural e o ecoturismo podem ter relações amigáveis e até mesmo lucrativas? 

Sumário

Representatividade do turismo catarinense para o PIB de SC 

O Brasil, e mais especificamente o estado de Santa Catarina tem paisagens maravilhosas, lugares que são muito buscados para passeios e turismo. Com montanhas, praias, campos e muito mais. O estado consegue agradar e atrair muitos turistas, até mesmo internacionais. 

Turismo Ecológico em Espaços Rurais - Conheça 2 opções em Campo Alegre. Turismo Ecológico, Agroturismo, Turismo Rural, Ecoturismo, Raeasy.
Santa Catarina possui diversas oportunidades para o Turismo Ecológico

Segundo o site do governo federal, essa diversidade de locais e espaços faz com que atualmente o turismo responda por 12,5% do PIB catarinense. Segundo pesquisas, o Ecoturismo, também conhecido como Turismo Ecológico vem crescendo mais que o turismo tradicional, e a procura por esse ramo acaba por influenciar vários outros setores, como por exemplo, hospedagem, alimentação, agenciamento, além das atividades na natureza. 

Prêmio Inovatur 

Inovatur é uma forma de inovar e reinventar o turismo catarinense. É um programa que foca no turismo e nasceu da colaboração entre SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e a Gestalt Open Innovation. 

A FAPESC juntamente com a SANTUR lançaram uma chamada pública em 2020, na qual convidava empresas do estado de Santa Catarina a apresentarem seus projetos de inovação para o setor turístico catarinense para a execução do Programa Inovatur. 

A Raeasy se inscreveu no edital e apresentou sua proposta. No dia 12 de fevereiro do ano de 2021, saíram os resultados do edital, e a proposta da Raeasy, foi uma das selecionadas no estado. Com esse programa, recebemos investimentos para continuar inovando em serviços e produtos na área do Turismo Ecológico e Agroturismo. 

É possível fazer turismo ecológico em um espaço rural? 

Ecoturismo ou turismo ecológico é um ramo do turismo que utiliza os patrimônios culturais e naturais de forma sustentável, buscando incentivar a sua conservação e proteção. Nesse ramo pode haver o contato com a natureza através de atividades que possibilitam um conhecimento sobre o local e sobre as áreas visitadas. O Ecoturismo é baseado na convivência sustentável com a natureza, aliada a conservação e educação ambiental. 

Turismo Ecológico em Espaços Rurais - Conheça 2 opções em Campo Alegre. Palavras-chave: Turismo Ecológico, Agroturismo, Turismo Rural, Ecoturismo, Raeasy.
Com o turismo rural você pode conhecer inúmeros lugares e paisagens.

O Espaço Rural é onde ocorrem as atividades rurais, sejam atividades agrícolas, de pecuária ou extrativismo. É um local, onde geralmente não existem tantos edifícios como em um espaço urbano de uma cidade. Nesses espaços, também podem ocorrer a produção artesanal de produtos, como por exemplo, geleias, queijos e assim por diante. 

Agroturismo é o turismo ecológico no espaço rural. É um setor que a Raeasy tem investido bastante, e o desejo é que cada vez mais propriedades rurais disponibilizem seus locais para visitação, garantindo assim uma nova fonte de renda para o produtor rural e também um contato com a natureza para o cliente que deseja essa relação mais próxima com o meio ambiente. É uma área em que todos ganham, tanto o produtor quanto o cliente e consumidor, pois ambos têm muito a ganhar e oferecer com a relação entre o turismo ecológico e o espaço rural. 

Oportunidade de negócio para o turismo municipal e para propriedades 

No Espaço Rural, o turista tem contato com atividades e locais que não teria em seu dia a dia, e até mesmo em alguma atividade de turismo tradicional. Em alguns espaços rurais, pode-se ter contato com animais da propriedade e até mesmo conferir a produção de produtos artesanais feita no local. 

É um contato diferente e muito atrativo para quem vive nas chamadas “selvas de concreto”, pois existem pesquisas que indicam que o contato com a natureza tem muitos benefícios. E além de garantir esses benefícios, você também estará ajudando e colaborando com o produtor rural local, com o pequeno produtor e com a agricultura familiar, que tem muito a oferecer também. 

Sabendo que o segmento de turismo ecológico vem crescendo muito no mercado catarinense e que existe também uma procura pelo contato com a natureza, a Raeasy oferece algumas opções de Turismo Ecológico no Espaço Rural, também conhecido como Agroturismo. São opções maravilhosas que promovem um contato maior com a natureza e com o meio ambiente que nos rodeia. Vamos conferir? 

Uma das opções é o Recanto Schöner Fluss que está localizado na Serrinha em Campo Alegre. Com uma paisagem exuberante possui áreas para piquenique e trilhas. As cachoeiras podem ser usadas para banho e contato com os animais da localidade é possível, inclusive há a possibilidade de passeio a cavalo. Além de contato com a natureza, ainda você tem contato com animais. Tem coisa melhor? 

Turismo Ecológico em Espaços Rurais - Conheça 2 opções em Campo Alegre. Palavras-chave: Turismo Ecológico, Agroturismo, Turismo Rural, Ecoturismo, Raeasy.
Um pouco do que você pode encontrar no Recanto Schöner Fluss.

Outra opção é a Bio Cult que também possui uma paisagem maravilhosa e você ainda consegue conferir as delícias produzidas no local. O espaço de Piquenique fica localizado em Campo Alegre, às margens da Rodovia SC 418. É um local perfeito para você e sua família estarem em contato com a natureza. 

Turismo Ecológico em Espaços Rurais - Conheça 2 opções em Campo Alegre. Palavras-chave: Turismo Ecológico, Agroturismo, Turismo Rural, Ecoturismo, Raeasy.
A BioCult também tem muito a nos oferecer!

Com a pandemia, a busca pelo ecoturismo na sua região é uma boa saída. Por se tratarem de ambientes naturais e possuírem menos aglomerações que os locais de turismo comum, acabam sendo uma boa iniciativa para um passeio e para respirar ar puro na natureza. Confirme a disponibilidade de visitação nesses locais no nosso site. Lembramos também para que os decretos vigentes sobre a pandemia sempre sejam consultados, para não ocorrer imprevistos. 

E você, já ouviu falar de Turismo Ecológico no Espaço Rural? Já visitou algum lugar que citamos? Ou algum lugar na sua região que promovesse esse contato com a natureza e a agricultura? 

Se você possui algum espaço rural e quer investir no turismo ecológico também podemos te ajudar. Caso você não saiba por onde começar, mas tem o desejo de investir nessa área entre em clique em  Fale Conosco  e iremos te ajudar. Nosso desejo é que cada vez mais o espaço rural seja conectado ao turismo, para que assim possamos também construir um mundo melhor. 

logo RAEASY 02 para blog

É FÁCIL COMER BEM! 

Nos sigam nas redes sociais: Instagram e Facebook 

Acesse a loja: raeasy.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.